Campanha SaveChandra
Na década de noventa, a NASA (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço) iniciou o projeto Great Observatories Program (GOP). Este projeto lançou quatro grandes telescópios astronômicos: o Hubble Space Telescope (HST), o Compton Gamma Ray Observatory (CGRO), o Chandra X-ray Observatory (CXO) e o Spitzer Space Telescope (SST). Cada telescópio foi construído com a finalidade de observar diferentes comprimentos de onda do espectro eletromagnético. O Hubble, primeiro telescópio da série, foi posto em órbita no ano de 1990 e foi construído para observar luz visível e ultravioleta próxima. O Compton, segundo telescópio da série, foi lançado em 1991 e tinha a função de observar raios gama e raios X duros. O Chandra, terceiro telescópio da série, foi colocado em órbita no ano de 1990 e tinha a função de observar raios X moles. Por fim, o telescópio Spitzer, o último da série, foi lançado no ano de 2003 e tinha como função observar o espectro infravermelho.
Com o passar do tempo e com o avanço dos recursos tecnológicos, a série de telescópios foi sendo substituída por modelos mais modernos. O projeto Hubble foi substituído pelo projeto do telescópio Nancy Grace Roman, previsto para ser lançado em 2027. O projeto Compton foi substituído pelo projeto Fermi, que foi lançado em 2008. O Spitzer foi substituído pelo famoso projeto James Webb, lançado no ano de 2021. No entanto, o Projeto do Telescópio Chandra ainda não recebeu um substituto e corre o risco de ser descontinuado devido a cortes no orçamento do Congresso dos EUA.
A descontinuação do projeto Chandra tem um impacto significativo no avanço científico e na vida de pesquisadores do mundo todo. Tendo isso em conta, astrônomos de todo o mundo estão apoiando a campanha SaveChandra, uma iniciativa que tem como objetivo mobilizar o Congresso americano a manter o investimento para dar continuidade ao projeto Chandra.
Apesar de não sermos americanos, podemos contribuir com a divulgação desta causa. Portanto, deixamos aqui o link para que você possa acessar e conhecer melhor a campanha.
Fontes:
Fontes:
1 comentários:
o.0
Postar um comentário